A poesia é um recurso que desenvolve
principalmente a sensibilidade e a compreensão. Algumas
transmitem mensagens, outras são engraçadas ou simplesmente agradam pelo jogo
das rimas.
Desde a fase da educação infantil a criança deve
acostumar-se a ouvir poesias bem simples, e de preferência com rimas pois estas
a agradam. A poesia deve sugerir imagens do cotidiano das experiências
infantis. Há belas poesias mas que apresentam conceitos abstratos, outras
tratam de sentimentos e situações do cotidiano usando uma linguagem metafórica.
As crianças não têm condições de apreciá-las.
Para que a criança aprenda a
gostar de poesia, devemos selecioná-la com atenção às imagens que sugere, se
podem ser alcançadas pela criança, como também ao vocabulário, que deve ser
simples, com frases na ordem direta. A poesia deve sempre ser agradável
de ser ouvida. Na sua leitura, a emoção despertada deve ser expressa pela
entonação da voz, modulando-a, adequadamente, em cada verso.
n Formas
de apresentar e explorar poesiasLeitura de todo o poema para que seu sentido seja alcançado
Exploração da poesia:
- Apreciar a beleza de cada parte da poesia.
- Encenar a poesia ao som de música.
- Pintura.
- Desenho coletivo a partir de dobraduras.
- Musicar a letra.
- Fazer um jogral com uma parte da poesia cantada.
- Cópia da poesia com ilustrações feitas pelas crianças.
- Organizar uma coletânea de poesias.
Devemos ter tato e sensibilidade para sentir o que criança
deseja realizar! Evitar que o momento da poesia, que deve ser de
encantamento, seja prejudicado pela imposição de atividades.
|
Outras formas de explorar as poesias:
ü
Apresentando quadrinhas incompletas para que as crianças criem uma rima.ü Reescrever uma poesia ou letra de música mudando o personagem e adequando suas ações.
ü Apresentar poesia em forma de jogral
ü Estimular a criação de poesias a partir de um tema de interesse.
Conversa-se sobre o tema, analisando
características, fazendo comparações, explorando emoções. Em seguida coloca-se
música suave, faz-se silêncio, deixa-se a criança criar livremente, usando ou
não rimas. O importante é a emoção poética.
Nenhum comentário:
Postar um comentário